Vereadores visitam a Escola Pacajá e o Centro Educacional Pequeno Príncipe

Os Vereadores da Câmara Municipal de Pacajá estiveram na tarde desta sexta-feira (13), visitando a Escola Municipal de Ensino Fundamental Pacajá e o Centro Educacional Pequeno Príncipe.

Na tarde desta sexta-feira (13), os vereadores Joselito Alves Dias (Litão), Weliton Brandão da Silva (Tim do Zé Preto), Miguel Azevedo Noronha e Carlos Alberto do Couto (Beto da Sorveteria) estiveram fazendo mais duas visitas, nestas ocasiões, foram visitadas a Escola de Ensino Fundamental Pacajá e o Centro Educacional Pequeno Príncipe, ambos no Bairro Tozetti. A visita visa conhecer a realidade dos servidores bem como dos usuários dos serviços público municipal. Na ocasião da visita os vereadores constataram que no que se refere ao cuidado e zelo a direção dos dois estabelecimentos vem desempenhando com presteza e compromisso, assim como os professores vem fazendo o possível para desempenhar melhor o seu trabalho, porém, há uma série de fatores que dificulta o trabalho dos profissionais e consequentemente inviabiliza a boa vontade de dar melhor qualidade de ensino aos discentes das referidas unidades de ensino. Na visita, foram constatadas o que segue:

Escola Municipal de Ensino Fundamental Pacajá (EMEFP)

Os vereadores observaram que o prédio de ensino estar deteriorado, necessitando dentre outras coisas, de pintura e adequações, cadeiras de estudantes tanto para as salas quanto para a biblioteca. A visita permitiu que os vereadores tivessem conhecimento de que a quadra de esportes da escola está interditada, uma vez que possui ferros com pontas expostos e que podem causar acidentes graves. A unidade de ensino está tendo problemas para desempenhar atividades físicas com os alunos, uma vez que interditada a quadra de concreto, a quadra de areia existente na escola está em péssimas condições de uso, necessitando de reposição de areia, pois da forma que estar ocorre o risco dos alunos se machucarem. Contatou-se que pequenos reparos viabilizam muitas coisas, um exemplo é a manutenção em uma calha que recebe água do telhado e joga em outro telhado retornado para o pátio usado pelos alunos no recreio. Outra situação que merece ser corrigida é o espaço da cozinha que não conta com ventilação, podendo ser viabilizada a abertura de um espaço com o objetivo de levar ventilação e melhorar o trabalho das merendeiras desta escola. Aproveitando o momento, os vereadores ouviram os professores e servidores presentes e pontuaram a realidade vivida por eles, com base no que foi presenciado e constatado, os senhores vereadores gerará um relatório de visita e oficializará a Secretaria de Educação do Município (SEMED) solicitando providências urgentes naquilo que está inviabilizando o bom trabalho dos servidores da referida escola, levando assim, melhor qualidade de ensino aos nossos jovens que são o futuro de nossa nação.

Centro Educacional Pequeno Príncipe (CEPP)

No CEPP, os vereadores tiveram o conhecimento da ação dos servidores desta unidade de ensino, onde se juntaram e resolveram comprar materiais com o objetivo de pintar o estabelecimento, conseguiram ainda doações de alguns materiais. A direção do centro de ensino vem mantendo com zelo o prédio e suas dependências, bem como fazendo o possível para dar uma boa qualidade de ensino aos pequenos príncipes e princesas. Na ocasião, os vereadores tiveram um breve bate papo com os servidores, onde foi mencionado a necessidade de um espaço para remanejar a secretaria do Centro Educacional e liberar a atual sala para que possa abrigar crianças do bairro que estão em turma já formada, porém não possui o local. O compromisso dos senhores vereadores foi providenciar documento e cobrar da gestão solução a fim de viabilizar os trabalhos dos servidores e consequentemente melhorar a qualidade de ensino no referido estabelecimento.

Os Senhores Vereadores, agradeceram aos diretores e servidores pela recepção, enfatizando que as visitas não têm o objetivo de fazer crítica a atual gestão e sim de obter conhecimento do que se passa e cobrar providencias para que a população possa ter melhor prestação dos serviços públicos, uma vez que é papel do vereador fiscalizar e cobrar melhorias do executivo ao que se refere aos serviços prestados.