Os Vereadores e Funcionários da Câmara Municipal de Pacajá, parabeniza o município pelos seus 30 anos.

Os vereadores e funcionários da Câmara Municipal de Pacajá, parabeniza o município pelos seus 30 anos de emancipação política.

Neste dia 10 de maio de 2018, Pacajá completa 30 anos de sua emancipação política, relembrando as lutas até chegar a essa conquista tão importante para aqueles que amam esse acolhedor município.

Essa história iniciou em meados da década de 1980, onde Pacajá já era o maior e mais rico aglomerado urbano de Portel, rivalizando com a própria sede do município. Entretanto a inexistência de comunicação rodoviária, fluvial ou aérea com a cidade de Portel, fez desenvolver movimentos que pediam a emancipação política do então vilarejo.

A primeira organização montada para lutar pelo desenvolvimento e emancipação de Pacajá foi a associação de moradores da vila. Esta organizou-se e obteve apoio de povoados vizinhos para a luta por sua emancipação. Foi formulado um documento com a assinatura de apoiadores, e logo depois enviado ao legislativo estadual. O legislativo aprovou a realização de uma consulta plebiscitária em todos os vilarejos que comporiam o novo município.

O plebiscito foi realizado, tendo registrado resultado favorável à emancipação por mais de 90% dos votantes. Desmembrado de Portel, foi criado pela lei n° 5.447 de 10 de maio de 1988. Sua instalação ocorreu em 1 de janeiro de 1989, com a posse da prefeita Maria Zuleide dos Santos Gonçalves, eleita no pleito de 15 de novembro de 1988.

PARABÉNS PACAJÁ!